Como criar um slogan cativante para a sua pequena empresa

como criar um slogan

Por que criar bons slogans para pequenas empresas é tão complicado?

Além de comunicar os valores de um pequeno negócio, um slogan tem de ser sucinto, cativante e memorável. Não é uma tarefa fácil, mas muitas companhias conseguem ótimos resultados.

Os grandes nomes da indústria são muitas vezes conhecidos pelos seus slogans: o “Just Do It” da Nike comunica o sentimento por trás da cultura da empresa, é curto, fácil de lembrar e leva o consumidor a uma ação.

Mas como criar um slogan para uma pequena empresa que cumpra todos os requisitos acima sem soar forçado e que possa replicar o que fazem as grandes marcas?

Reunimos cinco passos que podem ajudar no processo.  



5 passos para o slogan de uma pequena empresa triunfar

Passo 1: Reúna um “esquadrão de slogans”

Para criar um grande slogan é preciso envolver-se com os principais interessados no caso, ou seja, os funcionários. No início, não é preciso implicar todo o escritório. 

Ter gente demais no processo muitas vezes resulta num slogan contorcido para se adequar às opiniões e ideias de todos, deixando de representar tão bem a empresa. Monte uma equipe que inclua:

  • Alguns membros da equipe sênior que conhecem a cultura da empresa
  • Membros da diretoria executiva familiarizados com a trajetória dos negócios e metas futuras
  • Alguns bons redatores e criadores
  • Um misto de membros da equipe de marketing com as de gestão de marcas e relações públicas

A equipe formada deve ser dividida em dois grupos (se possível), que atuarão como testadores A/B assim que surgir alguma versão do slogan (detalhamos mais sobre isso no passo cinco).

Atividade prática: Envie o seguinte modelo de e-mail para os que participarão no processo de criação do slogan:

“Olá [Nome do funcionário],

O time de marketing está formando um grupo colaborativo com vários membros de diversas áreas para criar um slogan para a [Nome da empresa]. Gostaria que você trouxesse suas ideias e experiências para o processo. Você tem uma sólida formação em estratégia e uma trajetória de sucesso ao lado da [Nome da empresa]. Juntos, podemos criar um novo slogan fantástico para a [Nome da Empresa].

Podemos conversar esta semana sobre a sua participação no projeto?

Atenciosamente,

[Seu nome]”

Em seguida, crie uma lista dos funcionários que aceitaram o convite e defina uma data para uma reunião inicial de duas horas. (Sugestão: agende a reunião para antes da hora do almoço, assim é possível aproveitar ao máximo as cabeças mais frescas da manhã.)

Passo 2: Defina o que a sua empresa representa

O mundo provavelmente não conhece o suficiente sobre o produto ou serviço de uma startup ou pequena empresa para, automaticamente, saber quem ela é sem um slogan descritivo. Usar uma descrição vaga do que trata o negócio acaba com as chances de engajar os clientes.

Este é o momento de perguntar a si mesmo e aos outros membros da equipe de criação: o que fazemos que nos torna diferentes de qualquer outra pequena empresa?

Afinal, se a equipe não consegue articular o que a empresa representa, como os clientes entenderão o que ela faz?

Atividade prática: É hora de começar a pôr as ideias de slogans na mesa!

  • Reúna a equipe de slogan em uma sala com um quadro branco e dê a cada pessoa um marcador. Dê 10 minutos para que escrevam no quadro o que acham que o negócio representa. Os participantes podem trazer à tona sentimentos, produtos, metas ou um lema adotado pelos funcionários – não há respostas erradas. O propósito deste exercício é reunir todas as ideias preexistentes, assim todos podem começar do zero.

    Um adendo: mesmo que as pessoas parem de escrever, não pare o relógio antes do tempo. Algumas das melhores ideias surgem no momento de silêncio após o primeiro pacote de ideias ser escrito.
  • Coloque o quadro branco em um lugar onde toda a equipe possa ler as ideias e peça a todos que assinalem três marcas (votos) ao lado das ideias que achem que melhor representam a empresa.
  • Tome nota das três ideias com mais votos. Elas serão os elementos de base para o passo três.

Passo 3: Decida qual sentimento o slogan deve provocar

Agora que sabemos o que a empresa representa, é preciso descobrir como comunicar isso aos consumidores através de um sentimento.

É mais provável que as pessoas lembrem de um slogan que evoca uma emoção.

Pergunte-se: os clientes devem se sentir empoderados, felizes, empolgados?

O slogan deve suscitar um sentimento único e cuidadosamente escolhido que, no futuro, estará diretamente associado à marca. O sentimento errado enfraquece a mensagem como um todo, já associar de maneira proveitosa a publicidade emocional ao slogan ajuda o consumidor a criar uma conexão pessoal com a empresa.

Atividade prática:

  • Repita o segundo passo, mas desta vez peça para os participantes pensarem sobre como a lista final de ideias para o slogan os faz sentir e como eles querem que os consumidores se sintam quando vejam o slogan.
  • Repita o exercício de votação, mas dê a cada membro da equipe apenas um voto.
  • É impossível conseguir votos suficientes para um sentimento? Faça uma rodada de desempate.

Para ajudar no pontapé inicial de um brainstorming, entre os sentimentos comuns provocados por marcas famosas e suas campanhas publicitárias estão o de satisfação do “Amo muito tudo isso”, do McDonald’s, de simplicidade do “Simples assim”, da Oi, e de individualidade do “Think Different”, da Apple.

Passo 4: Escreva todas as ideias de slogan e faça um workshop sobre elas

A primeira fase de planejamento está acabada.

É hora de unir os valores da empresa e seu sentimento em um slogan cativante e que será lembrado pelos próximos anos!

O ponto deste passo é chegar a um esqueleto do slogan e conexões de várias ideias de slogan que poderão ser ajustadas no passo seguinte.

Reserve pelo menos 30 minutos para esta atividade e peça a todos que compartilhem suas ideias. Não há más ideias nesta fase.

Atividade prática:

  • Divida sua equipe em pares e peça um slogan que eles acreditem melhor representar o sentimento desejado e os valores da marca.
  • Reúna todas as sugestões em uma única lista.
  • Peça aos membros que deem apenas um voto para a sua opção favorita. Esta lista servirá como segmento de teste para a etapa cinco.
  • Agora é hora de dispensar a equipe de slogan e deixar a de marketing avançar com o quinto passo para determinar o slogan final.

Passo 5: Ajuste e teste o slogan até soar bem

Executar um teste A/B é simples quando se tem em mãos algumas opções de slogan. É hora de pedir ajuda a toda a empresa e até mesmo a pessoas de fora, como clientes, destinatários de listas de e-mail ou participantes de pesquisas encomendadas.

Por fim, é preciso escolher duas opções e testá-las uma contra a outra para ver qual prevalece. A ideia é que o melhor ou mais envolvente slogan vença.

Um slogan é apresentado para 50% dos consultados e um alternativo para a outra metade. Este método dá ao público-alvo a oportunidade de escolher o  preferido de uma forma semi-cega, eliminando qualquer enviesamento.

Talvez seja necessário passar por várias rodadas de testes para chegar ao slogan final. Não entre em pânico, isso é normal!

Para não esquecer

  • Tome cuidado com o tamanho. Encontre um meio-termo. Slogans compridos são difíceis de lembrar e os super pequenos são geralmente sem graça.
  • Considere a durabilidade do slogan. O ambiente de mercado será o mesmo daqui a um, cinco ou cinquenta anos? Certifique-se de que slogan escolhido não incorpore nada que saia de moda no futuro.
  • Mantenha a consistência. Uma vez escolhido o melhor slogan, ele deve se tornar o mantra da pequena empresa: o pilar do setor de comercialização e das ações de marketing. Certifique-se de não diluir a mensagem chave com frases extras ou confundir os consumidores com diversos slogans em um curto espaço de tempo.

Tenha em mãos o seu slogan!

Embora criar um slogan pareça bastante fácil, o processo não é simples. Uma vez definido, deixe-o em banho-maria por alguns dias. Se ele ainda se encaixa nos negócios depois de uma semana ou duas, está pronto para ser lançado. Caso contrário, volte à fase de testes ou até mesmo à equipe de criação.

Em poucos anos, pode ser que o seu modelo de negócio dê um giro e que o slogan precise ser mudado, o que é aceitável, desde que não passe com frequência.

Os slogans muitas vezes evoluem à medida que as empresas crescem, mas trata-se de um processo longo; não acontece (e não deve acontecer) de um dia para o outro.

À procura de software de automação de marketing? Confira a lista do Capterra com os melhores softwares de automação de marketing.